‘On the Road’, do escritor Jack Kerouac, será compartilhado

Livro, que é o segundo romance do escritor americano, ganhou adaptação nos cinemas

Jack Kerouac, autor do livro que se tornaria a bíblia da geração beatnik, morreu em 21 de outubro de 1969, vítima de cirrose hepática aos 47 anos. No entanto, seus livros fazem sucesso até hoje. Um deles é “On the Road” (Pé na Estrada), que ganhou uma adaptação cinematográfica assinada por pelo diretor brasileiro Walter Salles. E esse será um dos livros que ganharão novos destinos por meio do Espalhando Histórias.

Na história, Sal Paradise é um aspirante a escritor que acaba de perder o pai. Ao conhecer Dean Moriarty, é apresentado a um mundo no qual há bastante liberdade no sexo e no uso de drogas. Logo se tornam grandes amigos, dividindo a parceria com a jovem Marylou, apaixonada por Dean. Os três viajam pelas estradas do interior dos EUA, sempre dispostos a fugir de uma vida monótona e cheia de regras.

O norte-americano, figura complexa e contraditória, foi um dos líderes do movimento literário que ficou conhecido como Geração Beat. O escritores e artistas levavam uma vida itinerante, nômade, prezavam pela liberdade e esse estilo de vida refletia na produção literária.

Kerouac escrevia de forma espontânea, num processo denominado sketching. Seu primeiro livro lançado foi “The Town and the City”, em 1950. “On the Road” (Pé na Estrada) foi publicado em 1957 e deu notoriedade ao escritor. Ao todo, ele escreveu 12 romances. Outras publicações importantes são o livro de poemas “Mexico City Blues”, de 1959, e “Big Sur”, de 1962.

Jack Kerouac teve seus 100 anos de seu nascimento comemorados em 2022. Ele nasceu em 12 de março, o mesmo dia do meu aniversário.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Scroll to Top