Espalhando Histórias busca apoiadores em Rio Preto e região

Projeto solidário, que doa livros de forma gratuita, procura pessoas que queiram realizar doações e apoiar a iniciativa

Iniciativa já doou mais de 400 livros

Iniciativa já doou mais de 400 livros

O projeto Espalhando Histórias, que compartilha livros de forma gratuita por Rio Preto, completou quatro meses em maio. Neste período, a iniciativa já doou mais de 400 livros e para continuar incentivando a leitura na cidade, o projeto está em busca de incentivadores. Além da doação de livros novos e usados, a iniciativa procura apoiadores para manter o projeto.

Coordenado pela jornalista rio-pretense Francine Moreno, o projeto esquece livros em locais públicos e privados, como bancos de praças, pontos de ônibus, clínicas, supermercados, lojas, entre outros, para que outras pessoas encontrem e leiam. Cada livro “esquecido” tem um bilhete escrito: este livro é seu. Após a leitura, o leitor pode esquecê-lo novamente ou guardá-lo na sua estante.

Selos

E a iniciativa quer que mais pessoas carentes tenham acesso aos livros e aproveitem todos os seus benefícios. “Vivemos num país em que a maioria não lê e nem tem acesso à educação de qualidade. Além disso, o livro é um produto caro e muitas pessoas não conseguem comprar, infelizmente. No entanto, a leitura de qualidade se insere como um fator determinante na formação de cidadãos globais. Por isso, o projeto segue firme com o objetivo de compartilhar mais livros de forma gratuita”, afirma Francine.

Para a corrente do bem não parar, o projeto busca apoiadores em Rio Preto e região. A partir de R$ 9,90, é possível ser um incentivador do projeto e fazer com que mais pessoas tenham acesso aos livros de forma gratuita.

O projeto criou selos de reconhecimento para pessoas físicas e empresas que contribuírem mensalmente com uma quantia para o projeto. Pessoas físicas receberão os selos Canção de Exílio, Os Sertões e Dom Casmurro, e as jurídicas, os selos Macunaíma, Iracema e Guarani. A agência Pericoco é uma apoiadora do projeto e recebeu o selo Macunaíma.

O Projeto

Os livros compartilhados de forma gratuita abordam variados gêneros, como autobiografia, literatura clássica, romance, poesia, autoajuda, infantil, espírita, religioso, filosófico, entre outros. O projeto compartilha livros novos e usados de autores rio-pretenses, nacionais e internacionais.

Para Francine, livro na estante é conhecimento parado. O objetivo do projeto, assim, é incentivar o hábito da leitura e consequentemente estimular a criatividade, ampliar o vocabulário, exercitar a inteligência, despertar o senso crítico, entre outros benefícios. Outro propósito é fazer com que mais pessoas retomem o contato com o livro, deixando de lado os tablets e smartphones.  

Quem quiser apoiar o projeto solidário, pode entrar em contato pelo telefone (17) 96608-2753 (WhatsApp), site www.espalhandohistorias.com.br ou Instagram @historiasespalhando.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Scroll to Top