Dicas de livros para quem é apaixonado por turismo e viagens

Baseado em fatos reais ou ficção, as obras podem inspirar, divertir e ainda dar sugestões para o próximo destino das férias

Baseado em fatos reais ou ficção, as obras podem inspirar, divertir e ainda dar sugestões para o próximo destino das férias

Temos vários feriados em 2023 e os preparativos para os próximos dias de descanso já devem ser planejados. Para te ajudar nesta tarefa e ainda incentivar o hábito de leitura, o Espalhando Histórias reuniu uma lista de títulos nacionais que têm o mundo como protagonista e levam o leitor a verdadeiras viagens. Todos os livros são facilmente encontrados na internet e livrarias.

“Música para viagem – volume 1”

Neil Peart
Editora Belas Artes

As lembranças, a imaginação, o reino da pura sensação abstrata para onde a música leva são o combustível das reflexões de Neil Peart, baterista da banda de rock progressivo Rush, nesta viagem de carro de Los Angeles até o parque nacional Big Bend. As associações emocionais e as histórias por trás de cada álbum que toca nestes quase dois mil quilômetros – seja Frank Sinatra ou Linkin Park – guiam esta coleção de pensamentos que passam pelas recordações da infância no lago Ontário, as primeiras descobertas musicais, as primeiras bandas, os sons do momento, entre outros. Esta é uma oportunidade de conhecer um pouco da mente e das inspirações de uma lenda do rock.

“66 histórias de uma volta ao mundo”

Nara Alves
Editora Belas Letras
Quem largaria um belo emprego para sair pelo mundo experimentando as mais diversas culturas? Nara Alves. Acompanhada de seu namorado, Bernardo, entre 2014 e 2015, a moça se aventurou por 22 países da América do Norte, da Ásia, da Oceania, do Oriente Médio e da Europa. Jornalista, dona de um olhar – e de um texto – sensível, perspicaz e bem-humorado (e, às vezes, rabugento), Nara registrou suas impressões de viagem em um blog, que deu origem ao livro “66 histórias de uma volta ao mundo”. Em sua jornada, a viajante atravessou os Estados Unidos de trem, resgatou suas raízes no Japão, subiu e desceu montanhas na Nova Zelândia e no Nepal, compreendeu o sistema de castas na Índia, refletiu sobre o papel da mulher no Irã, reencontrou uma amiga agora convertida ao judaísmo ortodoxo em Israel, entre tantas outras histórias instigantes.

“Amor de Viagem”

Amanda Branco
Editora Viseu
Já sonhou em teletransportar-se para as cidades mais turísticas do planeta como num passe de mágica? É isso que acontece na obra “Amor de Viagem”, da jornalista catarinense Amanda Branco. Publicada pela Editora Viseu, a obra conta a história de Helena, uma jovem que não sabia muito como crescer na vida e se viu sem emprego, sem perspectivas e sem um propósito. A magia começa quando a personagem esbarra em um senhor pequeno e encontra um bloquinho de anotações caído. Ao ficar com ele para, quem sabe, devolver ao homem, Helena descobre um mundo que nunca imaginou que conheceria. A comunicação com o bloquinho mágico é um dos pontos altos da história. Helena é transportada fisicamente para os lugares mais incríveis que sempre sonhou, como Paris, Londres, Nova Iorque, entre outros.

“Mergulhando de Mochila”

Paulo Milton
Literare Books International
O livro é uma narrativa de viagem com uma linguagem leve, dinâmica, permeada por aventuras e desafios, em que o autor sugere uma reflexão voltada ao autodesenvolvimento. A obra contém relato dos lugares pelos quais o autor percorreu, as pessoas que conviveu e os aprendizados conquistados ao longo da trajetória. A proposta é despertar no leitor uma realidade que muitas vezes passa despercebida no simples ato de escolha de um roteiro turístico.

“Terra Dos Homens”

Antoine De Saint-Exupéry
Via Leitura
Em “Terra dos homens”, Saint-Exupéry relata, por meio de uma narrativa fluida e instigante, suas memórias de piloto do correio aéreo francês ao sobrevoar rotas da África e da América do Sul, do Deserto do Saara à Cordilheira dos Andes. Ele conta ainda as aspirações em sua perigosa profissão, com destaque para o momento em que sofre uma queda de avião e passa dias perdido no Saara. O leitor ainda acompanha a dia com outros pilotos e amigos, além de descrever suas impressões sobre o mundo e o papel que o homem nele desempenha — pensamentos construídos sob a ótica elevada de quem sempre observou tudo do mais fascinante e particular ponto de vista: as nuvens. Unindo realidade ao lúdico, o factual ao filosófico, “Terra dos homens” discute temas como a amizade, o heroísmo, a morte e a eterna busca por um significado para a vida.

“Mar Sem Fim”

Amyr Klink
Editora Companhia Das Letras
O navegador, empreendedor e escritor, Amyr Klink, também autor do best seller “Cem Dias entre o Céu e o Mar”, fala sobre a sua viagem, ao redor da Antártica, realizada entre outubro de 1998 e março de 1999. Nos exatos 141 dias, quase três meses sem ver ou pisar em terra firme, ele conta as sensações únicas como, por exemplo, conviver com cachalotes. Klink deixou a mulher, Marina, e as filhas em Paraty, e fez a sua primeira volta ao mundo, realizada nas águas da Convergência Antártica, trajeto que é um dos mais inóspitos e não convidativos do mundo. O autor narra de forma bem realista as belezas naturais exóticas e os lugares fascinantes desta viagem solo pela Antártica.

“Uma ponte para Istambul”

Maria Filomena Bouissou Lepecki
Editora SGDZ
Arzu é uma jovem professora de História do Brasil, que viaja para Istambul à procura de suas origens. Ao confrontar sua metade turca em um palácio Otomano do século XIX, experimenta uma aventura insólita que a transporta no tempo. Uma adaptação difícil e a sobrevivência exigem toda a sua atenção, porém são os mistérios arqueológicos e os objetos impossíveis descobertos que a instigam, levando a uma conclusão inesperada: a busca individual por raízes, deveria ser a indagação coletiva de toda a humanidade. “Uma ponte para Istambul” é também uma ponte entre o Ocidente e o Oriente, passado e presente, verdade e imaginação. Neste cenário, o livro compartilha informações sobre a cidade da Turquia, que historicamente é uma das cidades mais ricas do planeta e hoje é uma metrópole efervescente.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Scroll to Top